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No novo Canto de Avillez, Ana Moura e Zambujo são os chefes da música

No antigo espaço do Belcanto, em Lisboa, agora a música é outra: nasce o Canto, onde os jantares do chef vão ter música ao vivo, com curadoria (e presença) de Ana Moura e António Zambujo.

António Zambujo, Ana Moura e José Avillez dr

José Avillez gosta de trabalhar com “pessoas que têm sonhos parecidos” com os dele. Aqui, o palco é pequeno, mas dá para os sonhos dos três: os músicos Ana Moura e António Zambujo e o chef José Avillez. Gastronomia e música. O espaço é o nº 10 do Largo de São Carlos, em Lisboa. Para quem tiver dúvidas, não é preciso andar às voltas no largo – é mesmo a porta do antigo restaurante Belcanto. Mas, atenção: só deverá inaugurar no início de Fevereiro.

Desde que o Belcanto se mudou para um espaço maior, ao lado, que Avillez começou a pensar como poderia aproveitar o nº 10. A ideia inicial era juntar o espaço novo e o antigo e fazer um Belcanto maior. Mas não era esse, aparentemente, o sonho dos vizinhos do prédio.

Grupo José Avillez

“Tento ver em tudo uma oportunidade”, disse Avillez, na apresentação do novo restaurante, terça-feira à noite. E a ideia surgiu logo de seguida, numa conversa com Ana Moura – transformar o Belcanto no Canto, um restaurante de ambiente intimista, com comida portuguesa e música. “Tinha esta vontade há imensos anos”, confessa Ana Moura. “Tanto eu como o António [Zambujo] vimos de experiências de casas de fado, eram noites muito bonitas, em que ficávamos até às tantas a trocar ideias.”

“Não tínhamos falado do ‘até às tantas’”, brinca Avillez, no palco, junto à janela do Canto. Mas Ana Moura está lançada no seu sonho: “Faço isso às vezes em minha casa, mas gostava de oficializar. E quem melhor do que estes dois mega-parceiros?”. A ideia, explica a fadista, passa por alargar o espaço a outros criadores, “pessoas ligadas à literatura, pintores que podem até pintar ao vivo no palco, residências para artistas estrangeiros”.

António Zambujo no palco Boa Onda

“A parte gastronómica está garantida”, brinca, por seu lado, António Zambujo. Quanto à programação, terá a curadoria dele e de Ana Moura, que estarão presentes em algumas noites, enquanto noutras convidarão artistas, que se juntarão à banda residente. Quem os quiser ouvir, terá que comprar bilhete (75€), que inclui jantar e concerto, ou, numa versão “fora de horas”, com um consumo mínimo de 20€, que permite assistir apenas a um segundo momento musical, podendo consumir a partir da carta de snacks e bebidas.

“Quer um António Zambujo?”, perguntam-nos no início da noite. Bom… sim, até porque o próprio está a poucos metros, encostado ao balcão, bebendo um António Zambujo. A alternativa seria um Ana Moura, ambos materializados em cocktails da casa.

José Avillez, António Zambujo e Ana Moura Boa Onda

Espaço transformado

Quem conhecia o Belcanto na sua vida anterior tem dificuldade em reconhecer o espaço. Transformado pelo Studio Astolfi, junta, numa espécie de estante de madeira que se estende pelas paredes e tecto, capas de discos antigos, guitarras, gramofones, retratos de Amália e toda uma memorabilia que remete para o universo da canção portuguesa, fado mas não só.

E o que se come? As entradas dividem-se em frias e quentes e incluem perdiz de escabeche, santola recheada, tártaro de novilho ou croquetes de rabo de boi. Os pratos principais incluem arroz de marisco, bacalhau à Brás, pluma de porco alentejano, leitão ou bife do lombo. Dificilmente contornáveis são as sobremesas (escolher uma é um dilema): pudim Abade de Priscos, farófias e toucinho-do-céu.

Pluma de porco alentejano com migas e favinhas Grupo José Avillez

E, enquanto elas chegam às mesas, o palco é ocupado por António Zambujo e Ana Moura, que cantam, descontraídos e sempre num diálogo próximo com o público, alimentado por pequenas simpatias. Os ecrãs dos telemóveis iluminam-se, fazem-se fotos, vídeos. É a nova vida do Belcanto, agora sem o Bel, apenas Canto; mais uma peça do universo Avillez, que continua a abrir-se a outras artes, outras histórias, outras formas de viver a gastronomia, alimentadas por cumplicidades e “sonhos parecidos”.

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