Todos os artigos são redigidos segundo o português escrito em Portugal e não adoptam o novo Acordo Ortográfico.

teatro 2020

Tónan Quito: quatro Tchékhovs de enfiada

A Gaivota, Três Irmãs, O Tio Vânia e O Ginjal numa só (longa) noite? Sim, Tónan Quito atrever-se-á a tanto em Julho, embora aposte também numa apresentação faseada para os menos aventureiros.

Haverá duas sessões integrais com as quatro peças que terão início (a 11 e 18 de Julho) às 19h e terminarão às 06h (isso mesmo, de madrugada), divididas em dois blocos de cinco horas, com dois intervalos para refeição Estelle Valente

Após entusiasmantes encenações de Ricardo III (Shakespeare), O Inimigo do Povo (Ibsen) e Casimiro e Carolina (Horváth), andava Tónan Quito muito sossegado nas suas vestes de encenador para que não estivesse, afinal, a preparar algo de muito particular. Era, ainda assim, impossível de imaginar que na sua cabeça estivesse a ganhar forma um gesto tão desmesurado quanto o de colocar em palco quatro grandes textos dramáticos de Anton Tchékhov (A Gaivota, Três Irmãs, O Tio Vânia e O Ginjal) de uma assentada. E não, não estamos sequer a falar de distribuir quatro peças ao longo de uma temporada. Vai ser mesmo em dois blocos de duas obras, como se juntasse as quatro partes para criar uma só peça e para ver em sequência — dois dos “episódios” montados no Teatro São Luiz, os outros dois no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa —, de 7 a 18 de Julho. De 17 a 19 de Setembro (datas previstas), esta dose concentrada de Tchékhov dividir-se-á também pelo Teatro Rivoli e pelo Teatro Nacional de São João, no Porto, no âmbito do União de Facto, programa que une as duas instituições.

Como se tamanha ousadia não fosse suficiente, Tónan Quito agarrou-se ainda às palavras de Tchékhov quando o autor russo afirma que “a madrugada é o futuro”, enquanto “mudança do velho para o novo; a falência dos velhos costumes; a libertação das velhas verdades”, aí encontrando justificação para duas sessões integrais que terão início (a 11 e 18 de Julho) às 19h e terminarão às 06h00 (isso mesmo, de madrugada), divididas em dois blocos de cinco horas, com dois intervalos para refeição servida a todos os portadores de bilhete. A tudo isto, a esta reorganização dos quatro textos num só, unida por reflexões comuns acerca da vida da pequena-burguesia, das transformações dramáticas da sociedade, do anúncio da mudança e das reacções mais activas ou apáticas geradas por essa transformação, Tónan chamou A Vida Vai Engolir-vos.

Tónan, que conhecemos também como o urso de peluche de verborreica obscenidade Judy Garland (em A Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, tanto no teatro quanto no cinema) e em tantos outros trabalhos de actor, estreou-se como encenador precisamente para dar corpo a um texto de Tchékhov. Foi em 2010, com a companhia Truta, da qual foi co-fundador, que limpou o pó a Ivanov e começou a construir um caminho de direcção marcado pela insistência em textos clássicos e pela sua opção em não ficar de fora — ou seja, não é o típico encenador que se mantém longe dos palcos e apenas desempenha um papel de pequeno deus, preferindo sempre participar no gozo colectivo desse sopro de vida que implica a ressurreição diária de um texto na sala de teatro.

Este será o ano em que se atira então a um projecto que, pelo risco alarmante e pela enorme coragem, tem tudo para correr mal. O que só pode ser bom. 

<--The partial view '~/Views/Caixas//Highlights/CaixaNOTICIA_CONT_TEXTO.cshtml' was not found or no view engine supports the searched locations. The following locations were searched: ~/Views/Caixas//Highlights/CaixaNOTICIA_CONT_TEXTO.cshtml at System.Web.Mvc.HtmlHelper.FindPartialView(ViewContext viewContext, String partialViewName, ViewEngineCollection viewEngineCollection) at System.Web.Mvc.HtmlHelper.RenderPartialInternal(String partialViewName, ViewDataDictionary viewData, Object model, TextWriter writer, ViewEngineCollection viewEngineCollection) at System.Web.Mvc.Html.PartialExtensions.Partial(HtmlHelper htmlHelper, String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData) at ASP._Page_Views_Caixas_CaixaNOTICIA_DETALHE_cshtml.Execute() in d:\Products\PUBLICO\web\wwwPublicoUOL\Views\Caixas\CaixaNOTICIA_DETALHE.cshtml:line 295-->